Diferença entre coluna, pilar, viga e laje
Você sabe diferenciar coluna, pilar, viga e laje? Confira no artigo as diferenças entre cada um destes elementos estruturais de uma edificação.
Seja na hora de construir ou reformar um imóvel, os trabalhadores no canteiro de obras precisam prestar atenção redobrada à estrutura da edificação. Afinal, elementos como coluna, pilar, viga e laje fazem parte do “esqueleto” da obra e são fundamentais para a sustentação e distribuição do peso da estrutura.
No entanto, em algumas situações os termos utilizados na construção civil podem gerar confusões e questionamentos, principalmente para quem não possui muita experiência na área.
Pensando nisso, no artigo de hoje nós vamos explicar a diferença entre coluna, pilar, viga e laje. Confira!
A coluna é um elemento da construção posicionado verticalmente a fim de realizar a sustentação da edificação.
Facilmente confundida com um pilar, já que ambos possuem a mesma função, a coluna pode ser diferenciada por ser mais robusta que os pilares..
Como nos projetos atuais as colunas costumam ficar “escondidas” nas paredes, é comum que os próprios moradores derrubem essas estruturas de forma equivocada para realizar reformas de ampliação dos ambientes.
No entanto, demolir as colunas pode comprometer toda a estrutura do imóvel e colocar em risco a segurança dos moradores. Por isso, é fundamental que toda reforma conte com o acompanhamento de um profissional qualificado.
- Pilar
Basicamente, o pilar é um tipo de coluna simples, utilizado na vertical para sustentar toda a estrutura. Já a coluna propriamente dita sustenta apenas as paredes e o teto da edificação.
Os pilares têm a importante função de transmitir as cargas para as fundações, para que essas fundações repassem a carga recebida para o solo.
Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.
Normalmente apoiadas entre dois pilares e acima das paredes, as vigas também transferem a carga vertical, sofrendo cisalhamento e flexão.
As vigas estão presentes tanto em construções de grande porte, como edifícios, até em projetos menores, como residências.
- Laje
Por fim, temos a laje, elemento de concreto posicionado horizontalmente em cima da viga, responsável por separar os pavimentos da construção.
A laje pode ser feita de diversos materiais, como o tradicional concreto armado, material cerâmico ou isopor (que atua como isolante térmico), e conta com três medidas ao todo: comprimento; largura; e espessura.